Aprender a reconhecer virtudes em todos

Uma das definições de humildade que mais gosto é aquela que trata desse valor como sendo a capacidade de um ser humano de conseguir perceber no seu próximo algo que ele possa aprender, não importando quem seja esse próximo.

Uma das chamadas “competências do século 21” é a capacidade de trabalhar colaborativamente. Hoje, não é mais possível somente respeitar a diversidade, temos que aprender a admirá-la. Fazer parte de um time, não de iguais, mas de pessoas diferentes, certamente enriquecerá o resultado final de qualquer projeto. Contudo, certamente exigirá mais trabalho. Aprender a ouvir, negociar, ser empático, flexível e ágil nas necessidades de mudança não são competências fáceis de se desenvolver.

Trabalhamos o desenvolvimento desses valores e habilidades na nossa escola em diversos espaços: ANE (Avaliação não escrita), STEAM, Estudos de Campo entre muitos outros. Mas a base para todas essas estruturas está no conceito de inclusão. Entendemos que TODOS os alunos precisam ser incluídos no grupo social ao qual pertencem. Todos temos nossas fragilidades. Elas podem ser da ordem cognitiva, emocional, social, financeira, familiar, física. Certamente também todos temos virtudes. Lidar com nossas diferenças e fragilidades, percebendo e aprendendo com as virtudes dos outros é algo que desejamos trabalhar com nossos alunos.

Essa é uma premissa da Alef Peretz. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer nesse sentido, mas convidamos a todos: pais, alunos, professores, colaboradores da escola a aprendermos e crescermos juntos nessa jornada.

Saudações

Marcelo Davidovici
Escola Alef Peretz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *