Escola Aberta, com José Bologna

A escola abre as portas nesse início de ano, dando o tom de 2020. Com o salão lotado e pais que continuavam a entrar, assistimos a uma conversa profunda sobre a educação dos nossos filhos. Ernesto Bologna é um psicólogo sabido de tudo o que é humano, principalmente a educação. E tem um olhar tão sensível quanto crítico sobre o que acontece com as crianças dentro e fora da escola, do ponto de vista educacional.

João Guedes, diretor da Escola Alef Peretz, fez as provocações necessárias, não para aquietar as mentes dos pais, mas para desafiar a busca contínua pelos caminhos da educação consciente, estimulante e crítica. “Porque a falta de espírito crítico está nos adoecendo”, explicou Bologna.

Nossos alunos, sob esta ótica, serão cidadãos capazes de transitar entre a ética e a estética. Poderão falar de tecnologia e de Shakespeare, com a mesma desenvoltura. A tradição como um valor coletivo que deve se sobrepor aos valores individuais, sem negá-los.
Os desafios e as angústias do aprendizado, os medos, as raivas, as invejas serão sempre as pedras do caminho e abridores dos novos caminhos.

Esta é a aposta.

Trabalhamos para que as crianças entrem filhos e saiam cidadãos, humanos, equipados para lidar com suas sombras tanto quanto com seus louros. Contamos com as famílias nesta parceria.

Um bom ano a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *