Orientações e cuidados com os nossos alunos

Devido às precauções tomadas pela escola diante da pandemia de Coronavírus, dirigimo-nos a vocês para, juntos, ajudarmos as nossas crianças e jovens a enfrentarem o desafio de estarem alheios ao ambiente escolar nos próximos dias. Sabemos que há a possibilidade de o período de uma Escola em Casa estender-se para além dessa semana, conforme algumas diretrizes dos órgãos competentes a respeito da prevenção do COVID-19.

As nossas ações motivam-se por duas preocupações:

1) garantir uma rotina escolar para aprendizagem dos conteúdos necessários.
2) garantir uma rotina escolar que configure certa normalidade diante do estado de exceção em que todos nós estamos inseridos.

Optamos, nessa primeira semana, por enviar atividades pedagógicas para serem realizadas pelos alunos de 1º ao 4º ano em casa. Sabemos da dificuldade de transpor para a Educação à Distância aulas, propriamente ditas, dirigidas para crianças pequenas. Os professores do F1 gravarão vídeos com orientações sobre a rotina diária de suas salas a partir da semana que vem.

Alunos do 5º ano em diante assistirão, em casa, as aulas ministradas pelos seus professores dentro da plataforma Zoom, a partir desta quarta-feira. Para isso, criamos, num ambiente do moodle, uma sessão em que estarão apresentadas a grade horária a ser seguida por cada ano, os horários correspondentes às atividades pedagógicas, bem como os materiais necessários para aprendizagem. Amanhã, terça-feira, enviaremos tutoriais via e-mail da escola para os alunos, com cópia aos pais e responsáveis.

Estruturamos para tanto, estúdios de transmissão dessas aulas dentro da nossa escola, em que os professores, com a equipe pedagógica, serão capazes de replicar, na medida do possível, o ambiente de sala de aula.

Embora acreditemos que essa solução seja a mais apropriada, sabemos que ela necessitará de ajustes durante a sua execução. É muito importante que vocês, pais, avós e responsáveis pelos nossos alunos, compartilhem conosco quais são os efeitos do Ensino à Distância junto aos alunos. Saber se as aulas e as atividades propostas tem efeito de aprendizagem e, sobretudo, o monitoramento da estabilidade emocional das nossas crianças e dos nossos jovens é algo de extrema importância para que possamos ajustar os processos durante o período da escola em casa. Por isso, solicitamos que entrem em contato com a coordenação via aplicativo, sempre que necessário.

Ressaltamos que deve haver certo discernimento frente às demandas e colocações junto a equipe pedagógica, para que possamos tratar de todos os casos com a qualidade que eles exigem.

Por fim, reforçamos, que as nossas preocupações incidem nas possíveis consequências que o isolamento dos nossos alunos frente ao espaço escolar pode provocar. Assistir às aulas, realizar exercícios, manter contato com os professores e colegas de modo virtual configuram um enorme desafio para a instituição e, sobretudo, para os alunos e suas famílias.

Nossa tradição nos diz que “o cordão de três dobras não se quebra tão depressa” (Eclesiastes 4:12).
A cada crise, a cada dificuldade que enfrentamos, aprendemos e saímos mais fortes. Sabemos que o desafio que temos é enorme, mas certamente juntos e com a cumplicidade que é característica da nossa comunidade de pais, alunos e escola, vamos juntos dar conta de transpor mais esse obstáculo.

Atenciosamente,
João Guedes
Marcelo Davidovici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *