NOSSA HISTÓRIA

A Escola Alef Peretz é o resultado de uma longa trajetória que se inicia em 1943, a partir da chegada de um grupo de imigrantes judeus vindos da Europa, que pretendia proporcionar à sua comunidade uma opção de educação e, mais que isso, queria disseminar valores milenares como ajuda ao próximo e a promoção da justiça social. Com base nesses valores, surge uma escola comunitária e judaica que, mais que educar, procura inspirar a reflexão com o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade melhor e funda o Colégio Bialik.

Em 2012 ocorre uma grande integração da comunidade judaica e o Colégio Bialik ganha novo endereço, nas dependências do Clube Hebraica e passa a se chamar Escola Antonieta e Leon Feffer. Nasce também uma unidade filantrópica no coração da comunidade Paraisópolis. Paralelamente a toda essa história, logo após a II Guerra Mundial, imigrantes judeus que moravam e trabalhavam na Vila Mariana, reuniam-se para formar um centro comunitário no mesmo bairro, assim surgia a Escola I.L.Peretz, onde alunos de diferentes idades conviviam e, na medida em que o número de alunos aumentava, as turmas se formavam e a escola crescia.

Em 2017, ocorre uma nova integração comunitária com a fusão das escolas Antonieta e Leon Feffer e I.L. Peretz, assim, nasce a ESCOLA ALEF PERETZ.

עם ישראל חי