Cursos extracurriculares

Os cursos extracurriculares – atividades que fogem da matriz obrigatória, mas que também integram o currículo geral da Escola – têm grande importância para entender a jornada do aluno na Alef Peretz. São múltiplas oportunidades para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio escolherem áreas ou temas nos quais desejam se aprofundar.

Conheça os cursos extracurriculares oferecidos pela Alef Peretz:

A dança sempre fez parte da alma coletiva judaica. A dança israeli surgiu como uma mistura de estilos de dança judaica e não judaica de diversas partes do mundo. Este curso tem como objetivo aproximar as crianças do judaísmo e de Israel, com Harkadot (coreografias circulares dançadas no mundo todo) e coreografias específicas para cada grupo. A prática da dança contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e de habilidades sociais coletivas, além de ser uma atividade divertida.
Há também Harkadot para a comunidade escolar. O HarkaFamily é um grupo de mães e pais da escola, cuja participação é gratuita. Com o sucesso do HarkaFamily, foi lançada também uma Lehaká (grupo) de pais e mães que, junto com os outros grupos de alunos e ex-alunos, representam a nossa escola nos festivais de dança e show escolar.

Em parceria com a Young Engineers, e utilizando kits Lego®, o Bricks Jr. tem o objetivo de trabalhar, na prática, conceitos de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) de forma lúdica e divertida, bem como de estimular a criatividade. Em cada aula, são trabalhados diferentes projetos e, em duplas ou trios, os alunos participam do processo de montagem, utilizando manuais de instrução e kits da Lego®. Eles aprendem sobre a importância da análise e planejamento antes da execução, além de aprimorarem habilidades de interação, escuta e foco.

Este curso é um convite à exploração de um dom natural que todos temos: a criatividade! Os alunos mergulham no ateliê, experimentando diversas áreas do mundo artístico. Por meio de colagens, pinturas e texturas, os participantes poderão desenhar, bordar, tecer, modelar, costurar, cortar e criar de um jeito lúdico. Em cada aula, os alunos vivenciam diferentes formas de fazer arte.

Neste curso de culinária, ministrado pela nutricionista da Escola, as crianças colocam a mão na massa e preparam diversas receitas que combinam sabor e saúde. Cada etapa da receita é pensada para que os alunos aprendam sobre o manuseio dos alimentos, utensílios e equipamentos utilizados, além de conhecer melhor sobre os nutrientes e benefícios de cada ingrediente. As receitas realizadas são oferecidas para degustação e consumo. Cada participante recebe um avental e chapéu de chef de cozinha para participar das aulas.

A aprendizagem criativa é a base deste curso. Feito em parceria com a Casa das Ideias, os alunos entram em contato com diferentes ferramentas, mergulham no mundo das hipóteses e da criação. Explorando a área de marcenaria, mecânica e robótica e criando protótipos de divertidas engenhocas, os alunos colocam a mão na massa e se tornam pequenos engenheiros. Os alunos planejam os projetos e, em seguida, começam a construir o protótipo de sua ideia, a exemplo de luminárias, jogos, acessórios e enfeites.

No Musicalize-se, os alunos aprimoram seus conhecimentos sobre xilofones, percussões miúdas, teclados e cordas, se aproximando da arte musical. Ritmo, escuta, coordenação motora e concentração são algumas das habilidades trabalhadas em aula.

O curso Drone Racer é ministrado em parceria com a Drone Kids School. Para os alunos de 1º ao 4º ano, o objetivo principal é incentivar o uso consciente da tecnologia, tornando o aluno mais do que um simples usuário ou espectador. Por meio da pilotagem do drone, os alunos aprendem sobre a funcionalidade e aplicabilidade desta tecnologia. Além disso, o curso estimula a coordenação motora e espacial de cada participante. Os alunos de 5º ao 8º ano, aprendem sobre as partes e peças importantes de um drone para então construir um drone de forma autônoma.

Iniciação – Introdução ao idioma:
Este curso tem o objetivo de introduzir a língua hebraica aos alunos iniciantes. As aulas são trabalhadas com enfoque na alfabetização e no repertório de palavras do cotidiano escolar. Os alunos são desafiados a experimentar novas situações para usarem o idioma e se arriscarem para atingir seus objetivos, sempre de forma leve e descontraída.
Conversação – Aprofundamento e prática:
Este curso busca aprimorar as habilidades comunicativas dos alunos em língua hebraica. Considerando a bagagem linguística já acumulada no decorrer dos anos, os alunos são convidados a efetivamente falar em hebraico, colocando em prática seus conhecimentos e ampliando seu repertório linguístico.

O Clube de Debates tem como objetivo desenvolver uma tradição de debates na Escola Alef Peretz, preparando alunos para que saibam construir discursos de qualidade. Além disso, as aulas são pensadas para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes instituições que promovem encontros de debates dentro e fora do Brasil, em português ou em inglês. Aprender a debater, redigir moções, adjudicar e estar preparado para participar de fóruns de modelo Mini ONU (nacionais e internacionais) são algumas das propostas dos encontros.

O Clube de Debates tem como objetivo desenvolver uma tradição de debates na Escola Alef Peretz, preparando alunos para que saibam construir discursos de qualidade. Além disso, as aulas são pensadas para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes instituições que promovem encontros de debates dentro e fora do Brasil, em português ou em inglês. Aprender a debater, redigir moções, adjudicar e estar preparado para participar de fóruns de modelo Mini ONU (nacionais e internacionais) são algumas das propostas dos encontros.

O módulo I do curso de Educação Financeira, o aluno obtém uma visão geral do setor financeiro com o objetivo de compreender, em um primeiro momento, o seu perfil financeiro, identificar os seus valores pessoais e perfil de consumidor. Temas como valor do dinheiro no tempo, conceitos de ativo e passivo, patrimônio líquido, inflação, poupança e fluxo de caixa também são trabalhados. Com base no perfil identificado no módulo I, os alunos exploram a área de investimento e tudo o que este setor envolve, realizando simulações e, com isso, passam a ter um conhecimento prévio de planejamento financeiro.

O PREP é um curso voltado a alunos que vislumbram a possibilidade de estudar em universidades no exterior e tem como objetivo auxiliar o aluno em sua preparação para enfrentar as provas oficiais no processo de candidatura de cada instituição. Simulados de SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test), estruturados em reading, writing e math, são apresentados aos alunos e trabalhados frequentemente em aula. O curso envolve também a orientação para a construção do currículo e a preparação para o teste de proficiência da língua inglesa por meio de encontros específicos e individuais.

O Projeto Social se constitui como uma prática pedagógica que articula o aprendizado de conteúdos, habilidades e valores a intervenções sobre situações reais que expressam demandas sociais ou ambientais. O Projeto Social tem como objetivo proporcionar aos jovens o desenvolvimento da compreensão crítica e da empatia na análise de problemas ou demandas sociais, bem como a mobilização de ações em instituições parceiras. Desta forma, a iniciativa contribui para que os jovens reconheçam e se sintam comprometidos com as dimensões éticas que pressupõem a sua inserção em um mundo comum. São realizadas saídas semanais às instituições parceiras. Os professores responsáveis acompanham o grupo no trajeto e no trabalho a ser desenvolvido.

No módulo I do curso extracurricular de Empreendedorismo, os alunos criam uma startup e vivenciam todo o processo de ideação e planejamento de modelos de negócios, passando por um processo de amadurecimento para inserção no mundo empresarial. Os participantes se organizam em pequenos grupos, exercitando o senso de equipe, identificando o potencial e habilidades de cada integrante e aprimorando a escuta. Ao final da primeira etapa, os grupos apresentam seus projetos fazendo um pitch (discurso resumido) para uma banca avaliadora. O módulo II é focado na gestão da startup. Nele, os participantes aprendem sobre a relevância da criação de um negócio de verdade e sobre como implementar técnicas, ferramentas e estratégias nos negócios criados por eles.

O Destination Imagination é um torneio internacional de criatividade e solução de problemas com mais de 150 mil estudantes de 30 países. Este programa oferece a oportunidade de trabalharem colaborativamente para a resolução de desafios em equipes, aprimorarem a língua inglesa e desenvolverem habilidades como criatividade, gerenciamento de conflitos, trabalho em grupo, escuta coletiva e respeito mútuo. As soluções trabalhadas são apresentadas em uma performance teatral divertida na etapa regional. As equipes vencedoras na etapa regional ganham credenciais para a etapa final global, realizada no Kansas City, Estados Unidos.

ENTRE EM CONTATO