Metodologia

Nosso projeto pedagógico visa o desenvolvimento de competências socioemocionais e a aquisição de repertório amplo por meio dos seus instrumentos de avaliação, trabalhados de acordo com cada faixa etária desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio.

Preparamos nossos alunos para seus sonhos, sempre provocando-os para que tenham altas expectativas sobre si mesmos. Trabalhamos para que os alunos tenham sucesso nos exames de acesso mais competitivos, mas também para que construam processos autônomos de escolha, donos de um pensamento crítico e criativo, com projetos de vida consistentes.

Durante o processo de escolarização, o aluno tem espaço para descobrir suas potências nos mais variados campos. Cada aluno tem suas próprias habilidades, todas contempladas no projeto pedagógico da Alef Peretz por meio dos 04 instrumentos de avaliação abaixo:

Prova

Ferramenta utilizada para avaliar a capacidade analítica dos alunos e mensurar o nível de absorção do conhecimento apresentado.

Caderno

Recurso usado para avaliar o aluno de acordo com a forma com que este registra o conhecimento apresentado pelo professor, organiza o conteúdo de forma autoral e reflete sobre os temas apresentados em cada aula.

Trabalho em grupo

A Avaliação Não-Escrita (ANE), conforme denominamos na Alef Peretz, é um instrumento importante de avaliação da escola que consiste em desenvolver uma construção coletiva com abordagem multidisciplinar, cujo resultado é mais poderoso do que a soma das partes individuais. Os grupos são formados pelos professores, que promovem a diversidade na composição das equipes. Cada grupo possui um professor-orientador, que conduz reuniões semanais e avalia o processo de construção da solução, bem como a apresentação final. Como a nota é coletiva e compõe a nota de todas as disciplinas, a sinergia entre o grupo é fundamental.

Trabalho individual

A Síntese, como chamamos na Alef Peretz, trabalha a criatividade e a resiliência. Trata-se de um trabalho de pesquisa individual, que tem como objetivo principal vincular o aluno à sua área de conhecimento de preferência, proporcionando um autoconhecimento que permite a ele a entender seu lugar no mundo. Assim como no trabalho em grupo, o aluno tem um encontro semanal com o orientador para desenvolver seu projeto e a nota do trabalho individual é refletida em todas as disciplinas. Na 2ª série do Ensino Médio, a Síntese é um trabalho de monografia cujo tema é escolhido pelos alunos – uma vez concluído, o trabalho é apresentado para uma banca de professores e em feiras de ciências no Brasil e no mundo.