Judaísmo

Somos uma escola judaica que valoriza a diversidade e é comprometida com a formação de indivíduos pluralistas. Compete à nossa escola educar para a cultura, da qual fazem parte todas as formas judaicas de expressar e viver os princípios culturais e religiosos.

Alunos de diferentes níveis de observância religiosa (na esfera das escolhas individuais e familiares) são bem-vindos na nossa escola. A alimentação segue os preceitos kasher e as principais datas judaicas são celebradas na Escola.

O povo judeu é reconhecido como o povo do livro. Desde sua origem, inseparáveis do surgimento da Torá e por toda a sua milenar história, poucas nações da Terra podem se orgulhar de ter valorizado tanto o conhecimento e, mais do que isso, a sabedoria. Sob todas as perseguições, massacres, todas as diásporas, foi o valor do conhecimento a ferramenta com que se talhou a reconstrução do futuro.

Na Área Judaica da Alef Peretz, são trabalhados os valores éticos, a língua hebraica, a história, a tradição e as festividades judaicas.

Do 1º ao 8º ano, os alunos estudam as narrativas bíblicas do Tanach, com todas as suas complexidades e contradições na disciplina de Valores e Tradições Judaicas (VTJ). Do 1º ao 6º ano, ensinamos a Língua Hebraica a partir dos estudos das festas (Chaguim), suas simbologias e reflexões. A partir do 7º ano, a Língua Hebraica passar a ser optativa (e gratuita) e inicia-se o ensino da disciplina de Moledet, que estuda o Sionismo e a formação do Estado de Israel. No 9º ano, são estudadas as lideranças judaicas e sua influência no mundo.

No Ensino Médio, a disciplina de História Judaica anda em paralelo com a de História Geral, de modo que os alunos entendam o que acontecia no mundo enquanto o povo judeu construía sua trajetória, bem como os conflitos árabes-israelenses. Com o intuito de consolidar a formação judaica dos alunos e prepará-los para a vida adulta, os alunos têm a possibilidade de fazer uma viagem para Israel organizada pela Escola antes do início da 3ª série do Ensino Médio.