Projeto pedagógico
Como escola que se quer inovadora, sem jamais renunciar às tradições que nos formam como povo, a Alef Peretz possui um projeto pedagógico que articula as diferentes dimensões que nos unem: o valor do questionamento franco e do conhecimento sólido, da evidência, da ousadia no enfrentamento dos problemas diante da escassez, da diversidade, das práticas educativas voltadas a tornar o mundo um lugar melhor. Um lugar em que se confia no futuro e em que se trabalha agora, no tempo presente, para construí-lo.
Questionamento é a base para a formação da identidade: é a partir das dúvidas que o aluno constitui quem é. É na troca de ideias, no convívio com o diferente que o estudante se confronta com as suas próprias convicções.
São elementos fundamentais do projeto pedagógico da Alef Peretz as iniciativas a seguir:
Participação em olimpíadas, feiras e competições de conhecimento
A Alef Peretz está entre as escolas brasileiras com maior participação e maior número de medalhas em olimpíadas, feiras e competições interescolares. Nelas, nossos alunos têm a oportunidade de testar seu repertório em diversas áreas de conhecimento (como Astronomia, Matemática, Robótica, Inglês, Física, História, Conhecimentos Gerais, projetos de Ciências e Redação) em um universo mais amplo, constituído por crianças e jovens de variadas instituições de ensino.
Eventos como estes celebram o conhecimento e possibilitam a aplicação da aprendizagem em contextos reais, nos quais o conhecimento é mobilizado para a ação. Além disso, representam um estímulo para a autossuperação, para o trabalho coletivo, para o desenvolvimento organizado de projetos e para a difusão de princípios metodológicos científicos que serão fundamentais para toda a vida futura dos alunos.
São atividades que têm tido seu valor pedagógico cada vez mais reconhecido em todo o mundo, pois proporcionam o desenvolvimento das hard skills (conhecimentos e competências cognitivas) e das soft skills (competências socioemocionais).
Trata-se de um exercício de ousadia acadêmica, em que o aluno se depara com desafios importantes, submete-se ao crivo de especialistas externos, percebe um novo sentido no aprender. O efeito pedagógico se multiplica na transformação da postura do estudante.
Uma dos torneios mais aguardados é o Destination Imagination (DI), competição internacional de criatividade e solução de problemas para a qual os alunos da Alef Peretz se preparam ao longo de 05 meses. Os finalistas de cada categoria recebem credenciais para participar da etapa global, que ocorre nos Estados Unidos. Além de viajarem para fora do país sem suas famílias, nossos alunos se apresentam em inglês perante equipes do mundo todo, o que propicia muitos desafios e aprendizados.
Tão importante quanto os próprios vestibulares como indicador de qualidade da educação, a participação vitoriosa em competições científicas é um grande motivo de orgulho para a nossa escola.
Estudos de Campo
As viagens de estudo de campo estão no centro do projeto pedagógico da Alef Peretz. Eles permitem aos alunos vivenciar desafios diferentes daqueles vividos no cotidiano escolar, ampliar o repertório sociocultural para além da sala de aula e adquirir autonomia.
Com uma crescente profundidade das abordagens, estas viagens possibilitam a conexão entre teoria e prática, informação e realidade. Além disso, os alunos aprendem sobre a diversidade, sobre a complexidade da natureza e sobre as transformações que presença humana provoca.
Avaliação de desempenho acadêmico e socioemocional
A escola é o principal espaço de interação humana, do desenvolvimento de valores pessoais e coletivos, da consciência das origens culturais e do pertencimento a uma humanidade comum. Por isso, os valores tradicionais precisam ser conhecidos e vividos em profundidade, e também iluminar as questões próprias do nosso tempo e ser arejados por elas.
Desta forma, 50% das avaliações dos alunos da Alef Peretz focam o desenvolvimento socioemocional e articulam o campo das competências e os valores centrais da tradição judaica, um elo entre o passado e um futuro repleto de incertezas.
Cursos extracurriculares
Os cursos extracurriculares – atividades que fogem da matriz obrigatória, mas que também integram o currículo geral da Escola – têm grande importância para entender a jornada do aluno na Alef Peretz. São múltiplas oportunidades para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Trata-se de uma oportunidade de escolha de áreas ou temas em que deseja se aprofundar, seja nas Artes, na Tecnologia ou no Inglês, por exemplo. Para saber mais sobre os cursos extracurriculares, clique aqui.
Formação de professores
Desde o início, um dos pilares mais fortes para a implementação de um projeto inovador como é o da Escola Alef Peretz é a formação dos professores. Isso é levado em conta desde a seleção do corpo profissional, que já considera, em primeiro lugar, a formação de origem. Mas, durante a permanência dos educadores na Escola, há uma oferta intensa do que se chama educação continuada ou formação em serviço.
Para que se tenha uma ideia, perto de R$ 3 milhões são investidos anualmente em formação, tanto na própria Escola como em oportunidades formativas fora da sede – e, algumas vezes, também fora do país.